humanPublicaçõesRecursos Humanos

Revista human 126

Como será a gestão das pessoas no pós-pandemia? Será que vamos ter mudanças significativas após estes tempos? Caso assim seja, em que se poderão traduzir essas mudanças? São estas questões a base do principal trabalho da nova edição da «human», em que ouvimos diversos profissionais em posições de liderança em recursos humanos nas empresas. E uma das ideias que ficam, de Maria do Rosário Vilhena, diretora de recursos humanos e serviços da Nestlé Portugal, é a de que a pandemia trouxe consigo o acelerar de várias das tendências, com transformações que irão necessariamente trazer novos e importantes desafios em sede de gestão de pessoas e de liderança, nomeadamente relacionados com gestão de equipas virtuais, construção e consolidação de cultura corporativa e de um sentimento de pertença, flexibilização da legislação laboral e capacitação e upskilling dos recursos humanos.

Numa edição multifacetada, destaque ainda para trabalhos sobre benefícios extrassalariais, outsourcing, saúde e segurança no trabalho, formação, liderança e avaliação de desempenho.

Referência ainda a uma entrevista com duas responsáveis da SHL Portugal e uma responsável do ISEG, a propósito de uma nova pós-graduação na área de recursos humanos, e para a secção Work Life Balance, com Nelson Ferreira Pires, diretor geral da farmacêutica Jaba Recordati.